28.5.15

Precisamos falar sobre: Spam

Quem lembra do dia em que eu falei que iria fazer uma série de postagens sobre blogs e como deixá-lo mais agradável? Pois bem, essa série começa a ser postada hoje e só termina quando eu quiser (Obrigada! De nada!) kk. Decidi abrir esse espaço no blog porque vejo sempre muitos blogueiros iniciantes que não recebem tanto apoio dos veteranos desse mundo grande e confuso, não sou tão experiente assim, meu blog não é famoso, mas eu tenho um retorno legal e estou nesse planeta há pelos menos cinco anos, por isso acredito que posso vir a ajudar alguém. Afinal quem nunca errou na vida né?

O tema de hoje é o tal do SPAM (com letra maiúscula sim, porque eu quero) que nos últimos tempos de blogosfera tem se espalhado como praga (na verdade é uma praga sim kk) e que tem causado brigas, textões de desabafo e muito ódio. 

Eu sei que se você é blogueiro/blogueira você vai dedicar um bom tempo da sua vida para divulgar seu trabalho buscando visitas e leitores, afinal essas pessoas movimentam seu blog e geram dinheiro, você pode comentar em blogs, ir para grupos sobre blogs no facebook, divulgar pelo twitter, e até mesmo no boca a boca para amigos, conhecidos e familiares, mas em que ponto essa divulgação é um Spam?
Spam é todo e qualquer envio de publicidade em massa.
Em síntese, spam é aquela mensagem enviada  apenas para sua promoção e que vai ser enviada para dezenas, centenas ou milhares de pessoas. No mundo dos blogs isso é mais comum do que se pensa, ou você desconhece esse tipo de comentário: "Oi, amei seu blog, te espero no meu www.sousuperchata.com". 

E a pergunta é: Vale a pena publicar Spam?

Nãããããããããão! Porque 1. Isso desvaloriza o seu blog, ninguém visitará ele se você convidar as pessoas dessa forma; 2. Isso é uma coisa super irritante; 3. Simplesmente, não faça.

Não importa qual o meio que você esteja utilizando (Facebook, Blogger, YouTube, Twitter, Instagram), o famoso "segue de volta" é algo que não recebe atenção, o máximo que se pode conseguir é ter o nome na lista negra dos blogueiros e marcas. Tente mostrar o seu conteúdo de uma forma sútil, mas que chame atenção, títulos que chamem atenção, um canal com conteúdo interessante, são formas bem mais inteligentes de atrair leitores (que são bem mais importantes que visitas ok). 

E você pode sim promover seu blog/página/canal sem ser o chato do spam, você só precisa saber a hora e o local correto para isso, você pode participar de grupos para blogueiros no facebook (como falei acima), basta seguir essas regrinhas básicas:
  1. Só coloque seu link onde ele for solicitado;
  2. Não mande seu link pelo chat para ninguém sem que seja solicitado;
  3. Não comente seu link nas fotos das outras pessoas (fizeram isso comigo kk);
  4. Seja interessante, isso chama mais atenção que qualquer outra forma de divulgação;
  5. Não publique seu link duzentas vezes seguidas nos grupos do facebook, outras pessoas também querem e merecem ter espaço;
  6. Não fique com raiva se alguém disser que você está fazendo spam;
  7. Seja legal com seus colegas de profissão/hobby;
  8. Esteja interessado em aprender.
Enfim, todos já fizemos spam uma vez na vida, o importante é reconhecer que está errado, pedir desculpas e parar de fazer. Então migos e migas, parem!

Beijos!

6 comentários:

  1. spam é horrivel , dá uma imagem ruim pro blog , pagina no facebook e tudo mais, acho ridiculo u,u

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Menina seu Blog ta Lindo !!
    Eu odeio Spam, Juro ! Tem vezes que tem um comentário novo no blog e eu corro pra ver om que é e publicar e quando vejo me da um odiooooo é spam !
    Ótimo post, espero que muitas dessas pessoas que fazem spam vejam seu post e melhorem haha

    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada chuchu <3
      Gente dá um ódio enooooorme quando isso acontece :(

      Excluir
  4. haha tento sempre levar numa boa, sabe?

    ResponderExcluir

Qualquer coisinha errada pode falar <3